Documental Família

Itaipuaçu - Maricá - Rio de Janeiro

Momentos - Família Hemerly Peixoto

Uma família de pais educadores abriram suas portas para eu fazer esse trabalho de Fotografia Documental de Família dentro de sua residência em Maricá - Rio de Janeiro. Duas meninas e um menino ainda na barriga da mãe Hermely.  Aquele dia em que todos resolveram estar em casa, juntos, resolvendo coisas da casa, um trabalho sempre acumulado.  Cachorros, brinquedos e um milhão de coisas para cuidar. E eles dão conta! Com um sorriso nos lábios, vi os dois se dedicarem, com toda a calma e paciência, a realizar o que tinha que ser feito e a construir mais um dia feliz para as crianças.
Teve choro? Teve.  Teve cansaço? Teve.  Teve irritação? Teve.  Teve confusão? Teve.  Teve tudo!  E esse tudo foi conduzido de forma harmônica e feliz para aqueles 4.  Eu, ali, tentando ser invisível.  Sentindo cada momento e cada emoção naquela família que só posso classificar como lindamente cheia de amor. Fotografar ali já tinha deixado de ser encarado como um trabalho. Virou prazer, curiosidade, atenção.  Olhar o belo, buscá-lo nos momentos mais distraídos e inesperados é mesmo algo que me enche o peito de satisfação.
Esse trabalho onde as pessoas são elas mesmas, esquecem do fotógrafo e vivem suas vidas como ela realmente acontece. Cheguei de manhã, porém não antes do café. Saí fim de tarde.  Foi o suficiente para entendê-los na essência e me tornar um deles.

Esse tempo junto se torna uma vivência para mim e uma história para eles. As fotos no futuro se transformam em objetos vivos de nostalgia e saudade dos momentos de hoje. Sim. Tem que ser feito hoje! O tempo passa e aquele momento já foi. 


Tags

Família fotografia Fotografia Documental de Família Documental Documental de Família essência familiar ensaio fotográfico Ensaio familiar